NARRATIVAS GRÁFICAS
Diferencial
-
Curso online ao vivo.
-
Orientação e dicas de como contar histórias.
-
Apresentação de estruturas, ferramentas e processos criativos para criação de histórias em quadrinhos, roteiros e criação de personagens.
-
Material com referências e exercícios práticos.
À vista por R$ 474,40
Até 12 x de R$ 39,53
sobre o curso
Objetivo
O curso pretende apresentar ao aluno estruturas de roteiro para construção de narrativas visuais (argumentos, storyline, sinopse, storyboards e etc.), além de ferramentas para construção e criação de personagens. Ao fim da jornada o aluno estará munido de ferramentas para desenvolver suas próprias histórias e roteiros.
Detalhes
-
Autor: João Belo
-
Data: 14/10/2020 à 13/01/2021
-
Recesso: Após o dia 16/12/2020 / Retorno no dia 06/01/202
-
Horário: 19:00 h às 21:30 h
-
Horas por aula: 2 horas e 30 minutos
-
Total de Horas: 30 horas
-
Quantidade de aulas: 12 aulas
-
Dia: Quarta feira
-
Quantidade de vagas: 10 vagas
Estrutura do Conteúdo
-
Tópico 1
O que é narrativa visual / de onde vêm as ideias. Proposta da aula é alinhar os entendimentos sobre o que é narrativa visual. Apresentar a estrutura do curso, bem como os desafios e o que queremos nessa jornada. Discutir sobre inspiração e de onde vêm as ideias. Introduzir premissas.
-
Tópico 2
Estruturas de roteiro 1: premissa, logline, argumento, gêneros, estrutura de três atos Syd field. Apresentar as etapas de criação de um roteiro, com foco em premissa e argumento e gênero. Apresentar as estruturas de atos de Syd Field.
-
Tópico 3
Universo e personagens. Discussão sobre como construir universos, desafios, perguntas básicas. Personagens, desafios e perguntas básicas. Ciclo dos winnebagos e outros arquétipos.
-
Tópico 4
Estrutura de roteiro 2: Arquétipos clássicos da jornada do herói. Apresentar os arquétipos básicos. Exercício prático relacionando com o ciclo dos winnebagos. Apresentar a estrutura dos 12 estágios da jornada do herói. A divisão dos atos e exemplos práticos. Apresentar os arquétipos clássicos.
-
Tópico 5
Desenvolvendo a história. Apresentar conceito de sequência, cenas e beats. Diálogos - funções e estilos, analisar obras líricas e documentais. Ação - Ritmo e intensidade, crises e recompensas (jornada do herói). Estrutura de roteiro (roteiro de cinema, thumbnails/storyboard e etc).
-
Tópico 6
Design sequencial e semiologia da imagem. Apresentar o conceito de design sequencial aplicado à editoriais, e também noções básicas de semiologia da imagem.
-
Tópico 7
Elementos da linguagem (tempo e espaço). Introdução história da narrativa gráfica. Mostrar exemplos. Relação tempo/espaço (requadros). Importância dos grids de construção.
-
Tópico 8
Elementos da linguagem (timing). Apresentar conceito de timing segundo Will Eisner. Aplicar exercício. (Refazer página). Virada de página, Ritmo de leitura, condução do olhar.
-
Tópico 9
Enquadramentos e transição de cena. Apresentar os tipos de posicionamento de câmera e enquadramentos (cinema). Apresentar as transições de cena (Scott Mccloud).
-
Tópico 10
Desconstrução. Resumo e experimentação. Apresentar exemplos que histórias que quebram todos esses conceitos vistos no últimos meses. Ampliar os horizontes. Conversa sobre o processo e entendimento do curso.
Público Alvo
-
Para todas as pessoas que querem contar uma história ou trabalhar em projetos criativos de comunicação.
-
Faixa etária: Acima de 14 anos.
joão belo

João Belo é designer gráfico, ilustrador e já publicou os quadrinhos independentes O Vendedor de Esqueletos (2011), parceria com Bruno Rodrigues, e Na Outra Margem (2015), seu primeiro livro individual. Como autor, participou, ainda, de antologias como A Zica e Parafuso #1. Ele também desenvolve vários trabalhos como designer, sendo integrante das equipes criadoras do projeto gráfico para o livro Artistas Brasileiras, da quadrinista Aline Lemos (Miguilim, 2018) e da identidade visual da Associação Brasileira de Linguística (Abralin), selecionada como destaque na 13ª Bienal Brasileira de Design Gráfico (ADG Brasil, 2019). João também ministra oficinas, como Desenho com pincel, e o curso Estruturas em Narrativas Gráficas, no estúdio Black Ink.