Com Luís Felipe Garrocho

Luís Felipe Garrocho é professor de histórias em quadrinhos e jogos digitais, mestre em Comunicação Social e, por alguma razão, decidiu fazer quadrinhos sem parar. Além dos trabalhos Achados e Perdidos, Cosmonauta Cosmo, Bidu-Caminhos, Bidu-Juntos e Quiral com Eduardo Damasceno, também é criador do Bufas Danadas e co-criador do Almanacão de Férias da Turma do RyotGomba com Ricardo Tokumoto.

Site/Portfolio online:

Bufasdandas.com

rasoshq.com

tapas.io/series/Mundo-Aberto

Sobre o curso:

Carga horária total: 30 horas aulas

Horas por aula: 3

 

Dias e horários: 

quintas-feiras de 14:00h às 17:00h

Início: 12/04/2018

Término: 21/06/2018

Pré-requisito: Nenhum

Faixa etária: Acima de 12 anos

Objetivo:

Introdução a conceitos de produção de jogos, no caso, jogos digitais. O curso busca apresentar conceitos-base como jogabilidade, loop, sistemas, mecânicas, entre outros. Os alunos terão como meta criar um documento de design (tanto mecânico quanto visual) de um jogo digital que eles gostariam de fazer. O foco está na parte de design e criação inicial de um jogo, as regras, histórias e conceitos por trás desse protótipo.

CONTEÚDO:

- Apresentação do curso e discussão de referências: De onde os alunos estão vindo, quais são suas influências.

- Criar uma rede de referências com os alunos.

- O que é um jogo? O que é um jogo digital? Pequeno histórico dos jogos digitais.

- Explicação do que é um documento de design, e do que os alunos terão que fazer no curso.

- Pequeno exercício de design.

- Jogabilidade, regras, mecânicas, loop e imersão: os conceitos primários dos jogos digitais.

- Suportes e sistemas.

- Exercício de regras.

- Diferença de gênero e tema em jogos digitais.

- Relação temática com jogabilidade. Mistura de gêneros.

- Exercício de mudança de gênero e tema.

- Exercício para casa de criação do DOC.

- Apresentação do projeto do DOC.

- Discussão das ideias apresentadas, viabilidade de criação no prazo, início da discussão do design visual.

- Detalhamento de sistemas e loops. Mini-games, meta-games, dissonância ludo-narrativa, quebra de regras.

- Apresentação do loop básico de gameplay de cada aluno – com imagens.

- Discussão do loop e pedidos de correção e ajustes.

- Análise das correções e ajustes feitos ao DOC.

- Visualidade em jogos.

- Design, utilização da cor em jogos, exemplo de designs bons e ruins.

- Adequação do design ao tema e ao investimento.

- Exercício de criação de design visual.

- Apresentação do design visual.

- Discussão do design visual e pedidos de correção e ajustes.

- O design visual como sistema de jogabilidade. A importância do texto. Interfaces e legibilidade. A reação ao jogador. O efeito “gostosinho”.

- Análise das correções e ajustes feitos ao DOC.

- Como apresentar seu jogo? Como colocar um jogo no na steam ou outros sistemas de distribuição.

- Como descrever seu jogo. Como fazer o release.

- Produção do DOC final

- Aula para perguntas sobre a versão final do DOC

Investimento: R$ 750,00

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