Please reload

Posts Recentes

15 Motivos por que os desenhistas devem ser parabenizados pelo seu dia

April 15, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

A criança e o desenho: Uma relação positiva

November 8, 2016

 

Na primeira infância as crianças costumam construir estratégias para se expressar, o que é fundamental para a formação do conhecimento. Antes mesmo da escrita, o desenho infantil constitui símbolos que representam sua breve experiência e uma forma de representar suas emoções. Os primeiros desenhos da infância são conhecidos como garatujas, por meio desses rabiscos e emaranhados de linhas é possível entender sua percepção com o mundo e em algumas ocasiões suas referências culturais.

O desenho na infância é a possibilidade que os pequenos têm para a representação de sua realidade. De acordo com Lourdes Atié, socióloga e especialista em educação infantil pela UFRJ, em entrevista ao site Uol Mulher, as crianças não fazem um planejamento antes de fazer as garatujas, mas quando questionadas sobre o significado do desenho, elas descrevem uma cena apenas para satisfazer o adulto.“ O ideal é deixar a criança à vontade para criar o que quiser, e sozinha manifestar sua vontade de falar ou não sobre o resultado com o adulto.”

A arte proporciona no ser humano uma sensibilidade emocional, o que pode ser vista de maneira bastante positiva, pois é através da emoção que nós estabelecemos vínculos uns com os outros.

A importância do desenho na infância está na sua função simbólica, emocional e cognitiva. Porém, assim que a crianças é alfabetizada, ocorre uma diminuição do desenho. “O desenho é uma forma de linguagem que tem seus próprios códigos. E a relação entre a aquisição da escrita e a diminuição do desenho, ocorre porque a escola dá pouco espaço para este quando a criança se alfabetiza.”Declara Mirian Celeste Martins, especialista em ensino da arte e professora na universidade Presbiteriana Mackenzie, em entrevista para a revista Escola.

De acordo com Virgínia Froes, graduada em Artes Visuais pela UEMG e professora de mangá para crianças, um bom exemplo da união entre imagens e linguagem escrita é a literatura em quadrinhos. Ela acredita que manter uma relação da criança com os quadrinhos desde a infância, ajuda para que ela continue tendo referências gráficas durante o processo de alfabetização. “Palavras e imagens juntos ensinam de forma mais eficiente, pois a interligação do texto com a imagem existente nas histórias em quadrinhos, amplia a compreen