O Livro Didático


Homenageado no dia 27 de fevereiro, o livro didático é uma ferramenta de caráter pedagógico que busca ajudar no processo de alfabetização e na transmissão de conhecimentos históricos, sociais, culturais e científicos.

Livros voltados para o ensino já existiam antes mesmo que fosse inventada a tecnologia para imprimi-los. Porém, a princípio não se via a necessidade de ilustrações para acompanhar os textos. Somente a partir do século XX houve uma valorização do uso das imagens junto aos textos didáticos para fortalecer o mercado e para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas, como suporte visual, emprestando significados plurais a todo e qualquer tipo de texto.

O livro didático exerce um importante papel de mediador entre o professor e aluno, e na sociedade atual, onde a tecnologia detém um vasto repertório de informações, o livro se torna efêmero, porém, necessário, com um módulo de atuação pedagógica que se faz presente pela seleção e apresentação de conteúdo. E associado à ilustração didática tem grande importância na apresentação da publicação, como forma de reforçar o texto escrito, atraindo a atenção do aluno e facilitando a memorização de matéria.

Fonte: A produção de livros didáticos: Uma reflexão sobre imagem, texto e autoria.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square