March 27, 2017

March 10, 2017

Please reload

Posts Recentes

15 Motivos por que os desenhistas devem ser parabenizados pelo seu dia

April 15, 2017

1/1
Please reload

Posts Em Destaque

Sororidade - Colegas que admiramos

March 17, 2017

Vamos falar sobre Sororidade. Sim, está escrito certo! Está palavra difícil de pronunciar e com significado, que muitos desconhecem.

 

“Sororidade é a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum. O conceito da sororidade está fortemente presente no feminismo, sendo definido como um aspecto de dimensão ética, política e prática deste movimento de igualdade entre os gêneros.”(1)

 

E na prática mesmo, a sororidade é respeitar e admirar outras mulheres, é perceber que todas estamos lutando contra as mesmas coisas e pelas mesmas coisas, mesmo que lutas diferentes, de proporções diferentes e de formas diferentes e reconhecer a importância de todas, cada uma à sua maneira, é ter o pensamento e sentimento constantes de que se uma de nós sofre, todas nós sofremos e se uma de nós tem realizações e vitórias, todas nós estamos juntas. É inclusive, ter gratidão, por que lutar sozinha é muito mais difícil e desesperançoso, quando se tem referências e pessoas que se admira, muitas vezes, nos momentos de fraqueza, é isso, são estas pessoas, que mesmo sem saberem, nos trazem um novo fôlego para continuar.

 

Eu pedi às minhas colegas de trabalho e amigas, Ana Cardoso e  Virgínia Froes que dessem 3 nomes, mulheres próximas de nós, brasileiras e da área em que atuamos, quadrinhos, ilustração, criação, que nós admiramos, temos como referência, temos aquele carinho como se fossemos melhores amigas, e mesmo sendo muito difícil selecionar só 3, eis as profissionais:

 

Virgínia Froes - Apaixonada pela narrativa do mangá, poderia citar inúmeras artistas as quais admiro muito os trabalhos. Porém, vou citar essas três artistas, que são um grande ponto de inspiração para mim. Que são:  A Kawakeiko (2), cujo o trabalho é bastante sensível e também amo os traços e as cores que ela usa. Também tem a Simone Beatriz (3), do estúdio Seasons, que tem uns trabalhos incríveis e super delicados. E, por último, cito a Ana Luiza Koehler (4), o trabalho que ela faz com bico de pena é simplesmente fantástico!

 

Ana Cardoso - Além de ser uma ávida leitora de quadrinhos, também observo muito a construção do projeto gráfico e como tudo se integra, uma boa história, um desenho que transmita bem a atmosfera e um bom design que amarre tudo junto e torne toda a experiência da leitura, algo muito prazeroso. E estas artistas, Mika  Takahashi(5),  Fefe Torquato(6) e Lu Caffagi(7), para mim, sabem construir um projeto que conquista desde a capa até a última página, nos mínimos detalhes.

 

Carol Macedo - Cada artista tem um estilo diferente, além de diferenças em técnicas, cada uma coloca algo que é seu, na obra e que transforma a experiência de ver a obra em algo único também. Minhas escolhas são artistas com trabalhos muito diferentes e que conseguem me transmitir emoções e pensamentos diferentes, são elas, Caroline Gariba (8), Melissa Garabeli(9) e Julia Bax(10).

 

Essas são apenas algumas das artistas que admiramos, conheçam o trabalho delas, quem sabe não se tornam suas referências também!

Para conhecer mais autoras, recomendamos o maravilhoso site que cataloga e apresenta quadrinistas do mundo todo Lady´s Comics.

Fontes:
 

  1. https://www.significados.com.br/sororidade/

  2. Kawakeiko
    https://kawakeiko.tumblr.com/

  3. Simone Beatriz
    http://www.studio.seasons.nom.br/

  4. Ana Luiza Koehler
    http://www.estudiocomplementares.com/

  5. Mika Takahashi
    http://mika-takahashi.tumblr.com/

  6. Fefe Torquato

  7. Lu Caffagi

  8. Carolina Gariba
    http://carolinegariba.tumblr.com/

  9. Melissa Garabeli
    http://melissagarabeli.wixsite.com/ilustradora

  10. Julia Bax
    http://juliabax.blogspot.com.br/

Share on Facebook